TV Senado apresenta documentário inédito com Marco Maciel — Senado Notícias

TV Senado apresenta documentário inédito com Marco Maciel — Senado Notícias

[ad_1]

Em entrevista inédita, o ex-presidente da República e ex-senador Marco Maciel revelou fatos interessantes da histórica recente do Brasil, com pedido para que se tornam-se públicos somente após a sua morte. Esse depoimento deu vida ao documentário “Marco Maciel: bastidores de um país em transe”, que estreia segunda-feira (1º), às 21h, na TV Senado.

O depoimento foi gravado há mais de 15 anos, como parte de uma série de entrevistas feitas com parlamentares, na celebração dos 20 anos da Constituição promulgada em 1988.

Entre questões peculiares, Maciel destacou o fato de Ernesto Geisel, que presidiu o Brasil entre 1974 e 1979, não querer ser sucedido no cargo por João Baptista Figueiredo, último chefe de governo da ditadura militar iniciada em 1964. “Tenho certeza de que ele indicou sob grande constrangimento”, disse o ex-senador ao documentário.

O entrevistado também discorreu sobre os bastidores do “pacote de abril”, com medidas do governo Geisel, em 1977, após manter o Congresso Nacional fechado por duas semanas. A articulação que possibilitou a eleição de Tancredo Neves, em 1985, e deu fim ao regime militar após 21 anos, é outro fato apresentado pelo ex-senador.

Coordenador da série de entrevistas realizadas em 2008, o historiador e consultor do Senado Marcos Magalhães destaca que Marco Maciel pretendia “prestar um depoimento para a posteridade”.

Marco Maciel, que também ocupou cadeiras na Câmara dos Deputados, no governo de Pernambuco e como ministro da Educação e da Casa Civil, era um “anti-notícia”, segundo o jornalista Ricardo Noblat, ouvido no documentário. Para ele, são constrastantes a desenvoltura com a qual o ex-senador fala sobre certos assuntos na entrevista e sua extrema discrição, sempre perpetuada durante a vida pública.

O documentário, que também ficará disponível no canal da TV Senado no YouTube após a estreia, tem ainda a participação da viúva Anna Maciel, que relata o sofrimento do ex-senador após o diagnóstico da doença de Alzheimer.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

[ad_2]

Fonte: www12.senado.leg.br

Jornal Cometa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *