Senado participou dos momentos mais importantes do Brasil Império — Senado Notícias

Senado participou dos momentos mais importantes do Brasil Império — Senado Notícias

[ad_1]

A história do Senado tem início no ano de 1824, quando dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil. A Carta Magna criou o Senado e a Câmara dos Deputados. Apesar de previsto desde 1824, foi somente em 6 de maio de 1826 que o imperador instalou, no prédio do Paço do Senado, no Rio de Janeiro, a Assembleia Geral do Império do Brasil. Em sua Fala do Trono, o imperador se dirigiu aos membros de ambas as Casas: Câmara de Deputados e Senado — ou Câmara de Senadores, como era chamado à época.

Com a monarquia, brasileiros ligados à nobreza — barões, condes ou marqueses — foram, logo após a independência, os primeiros senadores, assim como acontecia historicamente em outras monarquias, como na Inglaterra. Durante o Império, o Senado era considerado uma voz moderada, representando os estados e servindo de contrapeso entre o monarca e a Câmara, que dava eco ao povo. Um bom resumo do que o Senado representava naquele período foi dado pelo marquês de São Vicente, senador no Segundo Império.

— A sociedade tem sempre dois interesses em ação: o da conservação dos bens que goza e do progresso. Tem também sempre em movimento os interesses das localidades e o interesse geral. A Câmara dos Deputados é a representação ativa do progresso, dos interesses móveis. O Senado, como ramo essencial do Poder Legislativo, sem opor-se à Câmara, deve ser o representante das ideias conservadoras e do interesse geral como predominante — afirmou o marquês de São Vicente, ao avaliar o papel da instituição de que fazia parte.

Uma atuação mais moderada foi bem característica no Primeiro Reinado, quando havia até mesmo senadores que continuavam a representar os interesses portugueses no Brasil e, mais tarde, nas regências e no Conselho de Estado do Segundo Império. Diferentemente do que aconteceu com a Câmara, dissolvida por diversas vezes pelo imperador, o Senado permaneceu sempre aberto.

[ad_2]

Fonte: www12.senado.leg.br

Jornal Cometa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *