SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE INFORMA SOBRE DANO AMBIENTAL NA REGIÃO DO PARQUE ECOLÓGICO RESERVA PARAÍSO

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE INFORMA SOBRE DANO AMBIENTAL NA REGIÃO DO PARQUE ECOLÓGICO RESERVA PARAÍSO

[ad_1]

SEMA, SINFRA e SANEAGO se uniram para solucionar a demanda.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tomou conhecimento, no dia 11/03/2023, de extravasamento de esgotamento sanitário no Lago do Parque Ecológico, tendo de imediato acionando a equipe de Fiscalização Ambiental para apurar o fato.

Chegando ao local foi verificado que a rede de esgotamento sanitário da Concessionária estava obstruída, fazendo com que o efluente não tratado fosse direcionado à galeria de águas pluviais que desembocam no Lago. Constatado o dano, de pronto foi acionada a equipe da SANEAGO para sanar o problema, sendo lavrado um Auto de Infração em desfavor da concessionária.

Na data de hoje, 12 de março, foi constatada novo extravasamento de Esgoto para a drenagem pluvial, em função de nova obstrução da rede, sendo lavrado outro Auto de Infração em desfavor da Concessionária. Sanado o extravasamento de esgoto, foi constatado que persistiam efluentes saindo na drenagem pluvial, razão pela qual foi solicitado a presença de uma equipe da SINFRA, bem como todas as equipes da SANEAGO para localizar a origem do fluente.

Após varredura no sistema de drenagem pluvial do bairro inteiro, foi constatado a presença de água limpa em um dos Pontos de vistoria, sendo certo que, pelo aspecto de coloração e odor, foi descartado ser efluente não tratado. Indagada, a SANEAGO, que se fazia presente na inspeção, informou acreditar ser algum vazamento oculto provavelmente de água bruta ou água tratada, sem relação com esgoto.

Ficou certa a permanência da equipe da SANEAGO, no período vespertino, que utilizará um equipamento específico que auxilia na detecção de vazamentos na rede, se comprometendo em comunicar a localização e solução, assim que ocorrerem.

Na diligência na data de hoje foram empregadas: 

04 equipes da SANEAGO, com 10 servidores, 

01 equipe da SINFRA com 05 servidores.

01 equipe SEMA com 07 servidores.

A SEMA agradece o empenho de todos os envolvidos da SINFRA e SANEAGO na solução da demanda. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente permanece empenhada em monitorar e promover a conservação ambiental, assegurando um ambiente saudável e sustentável para todos os cidadãos de Valparaíso de Goiás.

SECOM-PMVG

*com informações da Secretaria de Meio Ambiente

[ad_2]

Fonte: valparaisodegoias.go.gov.br

Jornal Cometa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *