Aeroporto de Goiânia recebe liberação da Receita Federal para voos internacionais

Aeroporto de Goiânia recebe liberação da Receita Federal para voos internacionais

Por Rafael Oliveira, G1 GO

Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia — Foto: Infraero/Divulgação

Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia — Foto: Infraero/Divulgação

O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, recebeu as liberações necessárias da Receita Federal para realizar operações internacionais de cargas e passageiros. Apesar da medida, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) explicou que, por enquanto, não há uma data prevista para o início dos voos para fora do país.

A liberação aconteceu com a publicação dos Atos Declaratórios Executivos da Receita Federal no Diário Oficial da União, na quinta-feira (30). A decisão em caráter precário tem prazo de validade indeterminado, segundo o documento.

A Infraero informou que, após a liberação para o alfandegamento, o órgão ainda precisa apresentar o processo à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que vai emitir uma portaria que atualiza o cadastro do aeroporto e faz a liberação dos voos.

“A abertura de voos de passageiros dependerá dessa etapa e das empresas aéreas, responsáveis pela oferta de rotas domésticas e internacionais”, informou o órgão por meio de nota.

Investimento

De acordo com a Receita Federal, a área total a ser alfandegada é de 6,3 mil metros quadrados e consiste na concessão de uso de área para exploração comercial e operação da atividade de armazenagem e movimentação de cargas internacionais e nacionais no aeroporto.

Segundo a Infraero, foram investidos R$ 185 mil nas adequações para o recebimento das aprovações de todos os órgãos relacionados ao atendimento de voos internacionais – Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura.

Funcionamento do aeroporto

Apesar da pandemia, as operações aéreas em Goiânia acontecem normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário, segundo a Infraero. “Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar”, informa o órgão.

A Infraero adotou medidas de segurança no aeroporto, com sinalização e orientação por todo o caminho que o viajante deve fazer para o embarque e desembarque de um voo, além de avisos nos sistemas de som e painéis de voos de como evitar o contágio do coronavírus.

O órgão diz que, entre os alertas, estão o uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem, distanciamento entre os frequentadores dos terminais e higienização das mãos.

Aeroporto de Goiânia adota medidas de segurança para evitar contágio de passeiros — Foto: Divulgação/Infraero

Aeroporto de Goiânia adota medidas de segurança para evitar contágio de passeiros — Foto: Divulgação/Infraero

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Jornal Cometa