Programa Semeando Saúde debate o crescimento da telemedicina

[ad_1]

O programa Semeando Saúde, da TV Assembleia Legislativa, debate telemedicina. Para falar sobre o tema, o apresentador, deputado Dr. George Morais (PDT), recebeu, como entrevistado, o médico Chao lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Telemedicina (Abtms).

O programa faz alusão a telemedicina, que obteve o interesse da população brasileira por esse assunto apresentando um crescimento notável em 2024. “Segundo dados exclusivos do Google, houve um aumento de 8% no interesse por telessaúde ou telemedicina em comparação com o ano anterior. Além disso, a busca por termos relacionados, como telemedicina, telessaúde ou consulta médica on-line, triplicou em relação ao período pré-pandemia, antes de 2020”, ressaltou Wen.

Em entrevista, o médico explicou que, segundo um estudo da Sinch, descobriu que 43% dos brasileiros usaram a telemedicina durante a pandemia de covid-19. Essa taxa de aprovação foi a terceira maior, ficando atrás apenas da Índia 65% e dos Estados Unidos 48%.

O profissional informou ainda sobre a Inteligência Artificial (IA) e sua relevância na medicina atualmente. “É uma dupla perfeita já que a IA é uma ferramenta extremante útil que veio para agilizar e ajudar a medicina em casos específicos e,  quem sabe, até efetuar cirurgias de forma específicas”, salientou.   

Dr. Chao também pontuou as áreas da medicina que cresceram de forma rápida com a implementação da IA, como teleoftamologia,teleradiologia, teledermatologia.

Finalizando a entrevista, o médico ressaltou que, até 2030, terão muitas novidades na medicina que virão para ajudar e agilizar o trabalho dos médicos, enfermeiros entre outros profissionais da saúde.

O programa Semeando Saúde vai ao ar aos sábados, às 9 horas, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom. Clique aqui para acompanhar pelo YouTube.   

[ad_2]

Fonte: portal.al.go.leg.br

Jornal Cometa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *