Moraes determina que PF ouça Valdemar Costa Neto sobre “minuta golpista”

Moraes determina que PF ouça Valdemar Costa Neto sobre “minuta golpista”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou pedido e determinou que a Polícia Federal tome depoimento de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, em até cinco dias para falar sobre a “minuta golpista” criada para decretar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em entrevista ao jornal O Globo, Valdemar da Costa Neto comentou sobre a minuta encontrada da casa de Anderson Torres — ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) e ex-secretário de Segurança do DF. O presidente do PL disse que integrantes e interlocutores do governo de Jair Bolsonaro tinham  propostas similares à “minuta do golpe”, encontrada pela PF na casa de Torres. 

“Tinha gente que colocava (o papel) no meu bolso, dizendo que era como tirar o Lula do governo. Advogados me mandavam como fazer utilizando o artigo 142, mas tudo fora da lei. Tive o cuidado de triturar. Vi que não tinha condições, e o Bolsonaro não quis fazer nada fora da lei”, disse Valdemar na entrevista.

O texto da minuta apreendida na casa de Torres previa a intervenção de uma comissão formada majoritariamente por representantes do Ministério da Defesa, além do então presidente Jair Bolsonaro, no TSE. O objetivo seria anular a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com a polêmica levantada pela fala, o delegado Raphael Soares Astini, da PF, pediu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para marcar o depoimento de Valdemar. 

“Em recente entrevista a veículos jornalísticos, o Sr.Valdemar Costa Neto, presidente do partido político PL, disse que chegou a receber várias propostas, documentos que supostamente poderiam questionar/alterar no TSE o resultado eleitoral e que teve o cuidado de triturar tais documentos”, justificou o delegado.

Fonte CB

Jornal Cometa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *