Caiado sinaliza a Ibaneis para diálogo sobre consórcio do Entorno com a União

Caiado sinaliza a Ibaneis para diálogo sobre consórcio do Entorno com a União

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) sinalizou, nesta quinta-feira (16/3), que quer dialogar com o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) para que seja costurado o consórcio para gerir o transporte do Entorno do DF. Ao Correio, Caiado também recebeu o retorno de Ibaneis com “muita disposição”.

O governador goiano disse que quer conversar com Ibaneis sobre o imbróglio do Entorno do Distrito Federal. Com a gestão nas mãos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), houve aumento de 12% nas passagens de ônibus. “Recebo o retorno do Ibaneis com muita disposição entre os dois governos, a fim de resolver as questões ligadas à vida dos cidadãos que moram nas cidades do Entorno”, disse.

“Nesse momento, estamos investindo esforços para implementar uma gestão compartilhada do transporte público da região, estabelecendo uma parceria entre Goiás e DF, além do governo federal, no sentido de subsidiar a passagem, garantindo uma tarifa com valor justo para os passageiros”, acrescentou Caiado.

O chefe Executivo de Goiás relembrou que uma proposta para gerir o transporte do Entorno foi encaminhada por ele e pela então governadora em exercício Celina Leão (PP) — durante o afastamento de Ibaneis Rocha — ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “O governo gerido pelo Ibaneis é uma peça fundamental para nos ajudar a construir uma solução rápida, aos moldes do que construímos para a região metropolitana de Goiânia, onde Goiás e os municípios dividem parte do custo da passagem, o que vem garantindo para a gente o valor em R$ 4,30 desde 2019”, disse.

A reportagem conversou com interlocutores dos dois governos, que consideram a criação do consórcio, hoje, como imprescindível para solucionar de vez a questão do transporte público do Entorno. Essa medida se tornou ainda mais necessária com o reajuste das passagens, em especial após o reajuste ser ajuizado e a Prefeitura de Planaltina de Goiás conseguir suspender a medida.

O desejo da criação do consórcio, também explícito por Ibaneis em 2019, é para os dois estados, mais a União, dividirem os custos da tarifa, completando o valor pago pelo usuário ao custo real da passagem. Antes de ser gerido pela ANTT, o DF era responsável pelo transporte público do Entorno até dezembro de 2022. No entanto, um reajuste elaborado pelo governo local foi parar no STF. Com o desgaste, o DF decidiu devolver para a agência nacional.

Ibaneis retorna ao Buriti

Após 66 dias afastado, cumprindo uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, Ibaneis retornou ao Palácio do Buriti como governador do Distrito Federal. No seu retorno, o emebedista agradeceu à população por depositar confiança no trabalho dele e fez anúncios, como a construção de três novos hospitais: no Guará, no Recanto das Emas e em São Sebastião.

Jornal Cometa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *