Prefeitura faz testagem em massa em bairros de Goiânia com alto nível de contaminação de coronavírus

Prefeitura faz testagem em massa em bairros de Goiânia com alto nível de contaminação de coronavírus

Por Yanka Araújo, TV Anhanguera


SMS inicia testagem ampliada em bairros com alto índice de propagação de Covid-19, em Goiânia, Goiás. — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

SMS inicia testagem ampliada em bairros com alto índice de propagação de Covid-19, em Goiânia, Goiás. — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar a partir desta quinta-feira (15) nova testagem em massa para detectar casos de Covid-19 em Goiânia. Desta vez, segundo a pasta, vão ser testados moradores das regiões sul e central, onde estão localizados os dois bairros com maior nível de contaminação: Bueno e Jardim América.

Os testes serão feitos até sexta-feira (17) na Escola Osterno Potenciano e Silva, no Setor Castelo Branco, das 8h às 17h, tanto para pedestres quanto no sistema drive-thru, em que não é necessário sair do veículo para passar pelo exame.

Os moradores devem agendar o procedimento no site da Secretaria Municipal da Saúde até sexta-feira. Para fazer o procedimento, é necessário colocar o CPF e o nome do bairro em que mora. É preciso apresentar comprovante de endereço no momento da testagem.

Pessoas acima de 12 anos que estiverem assintomáticas podem fazer o exame, que terá um resultado apresentado em até de 20 minutos. Em caso de sintomas de coronavírus, a orientação da SMS é que o paciente procure uma unidade de saúde.

Casos de coronavírus

Desde o início da testagem ampliada, em 5 de agosto, os dados da prefeitura apontam que 89.593 testes de antígenos foram realizados até a última quinta-feira (8). Desses, 10.957 testaram positivo para Covid-19, representando assim, 12%.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SMS na última terça-feira (13), das 4.254 pessoas que tiveram de ser internadas por causa da Covid-19, 1.874 necessitaram da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total de casos, 53% foram registrados em hospitais públicos.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) também desta terça-feira mostram que 230.432 pessoas foram infectadas pelo novo vírus, que provocou a morte de 5.211 goianos.

Confira os bairros com mais casos de Covid-19:

  • Setor Bueno – 2.478 casos
  • Jardim América – 1.681 casos
  • Jardim Novo Mundo – 1.364 casos
  • Setor Oeste – 1.269 casos
  • Setor Central – 1.199

Vacinação contra sarampo e gripe

A SMS informa ainda que os moradores que testarem negativo para coronavírus e tiverem entre 20 e 49 anos poderão se vacinar contra gripe e sarampo.

Para gripe, será liberada a vacina para as pessoas de todas as idades que ainda não foram imunizadas este ano.

Serviço:

Testagem de antígeno da Covid-19

Data: Quinta-feira (15) e sexta-feira (16)
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Osterno Potenciano e Silva, Rua Onze, 285 – Setor Castelo Branco
Agendamento do teste no site da Secretaria Municipal de Saúde

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

VÍDEOS: coronavírus em Goiás

20 vídeos

COE libera novas atividades em Goiânia, como caravanas na 44 de fora do estado

Depois de 10 dias, filhos reencontram pai que se recuperou da Covid-19 Zoológico de Goiânia reabre após seis meses fechado pela pandemia de Covid-19

Jornal Cometa