Início Todas as notícias Polícia Civil troca titular de delegacia após operação contra fraude em licitação...

Polícia Civil troca titular de delegacia após operação contra fraude em licitação no Detran-GO

Por Vanessa Martins, G1 GO


Após operação, delegado é destituído de cargo em delegacia; ele e outros cinco pedem transferência

Após operação, delegado é destituído de cargo em delegacia; ele e outros cinco pedem transferência

O então titular da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) de Goiás, Rômulo Figueiredo de Matos, foi retirado da chefia da unidade na terça-feira (15), por determinação da direção da Polícia Civil. Na mesma data, ele próprio e os outros cinco delegados dessa equipe pediram para serem realocados para outras unidades.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a troca nos titulares das delegacias é “ato corporativo corriqueiro” e que “as investigações serão preservadas”. “Não se tratou de remoção do delegado de polícia, tão somente de readequação administrativa, a fim de viabilizar que a delegacia se torne ainda mais produtiva e intolerante com a corrupção” (leia a íntegra ao fim da reportagem).

A saída de Rômulo da titularidade e o pedido de realocação de todos os delegados da Deccor aconteceram na mesma data em que foi deflagrada a Operação Stop Spooler, que investiga suposto superfaturamento de R$ 26 milhões em uma licitação do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Por meio de nota, o órgão informou que colabora com a Polícia Civil nas investigações e que é apurado um contrato antigo de impressão de documentos.

Procurado pela reportagem, o delegado Rômulo Figueiredo disse que prefere não dar declarações sobre o caso. O G1 apurou que ele deve entrar de férias, que estão acumuladas, nos próximos dias.

Delegacia Estadual de Combate à Corrupção Goiás — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Delegacia Estadual de Combate à Corrupção Goiás — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um documento obtido pela TV Anhanguera mostra a assinatura do próprio delegado e de todos os outros que compõe a delegacia pedindo realocação. A data dessa solicitação também é de terça-feira.

O G1 procurou os demais delegados para saber se gostariam de se posicionar sobre o caso. Por telefone, Davi Rezende disse que também não quer se pronunciar sobre o pedido de realocação.

A reportagem contatou, por mensagem, Luiz Gonzaga, Magda D’Ávila e Maurício Passerini e aguarda retorno. O G1 também tentou contato, por telefone, com o delegado Francisco Lipari e espera um posicionamento.

O governo de Goiás criou, em 2019, o Grupo Especial de Combate à Corrupção. Em junho deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto do governo transformado o grupo em uma delegacia. A unidade fica no Setor Aeroviário, em Goiânia.

Operação Stop Spooler da Polícia Civil — Foto: Reprodução/Polícia Civil

Operação Stop Spooler da Polícia Civil — Foto: Reprodução/Polícia Civil

Posicionamento da Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado de Goiás esclarece que a alteração de titularidade de quaisquer de suas Delegacias de Polícia constitui ato administrativo discricionário do titular da Instituição, realizado sempre visando ao incremento da gestão das diversas unidades policiais. A titularidade de Delegacia Especializada constitui inclusive função de confiança, especialmente remunerada por Função Comissionada.

Não há direito subjetivo à titularidade de nenhuma Delegacia de Polícia, cabendo ao titular da Polícia Civil a decisão das chefias de suas unidades, sempre em busca da maior efetividade do trabalho de polícia judiciária, observando, sempre que possível, as competências ostentadas pelos diferentes servidores.

A alteração da titularidade da DECCOR (Delegacia Estadual de Combate à Corrupção) constituiu ato administrativo corriqueiro. As investigações serão preservadas, tendo-se inclusive mantido na equipe daquela Especializada o Delegado de Polícia que exercia a titularidade, o qual permanecerá na presidência dos Inquéritos Policiais e das investigações que estavam sob sua responsabilidade. Não se tratou de remoção do Delegado de Polícia, tão somente de readequação administrativa, a fim de viabilizar que a Delegacia se torne ainda mais produtiva e intolerante com a corrupção.

O Delegado de Polícia Pedro Caires, que ora titulariza a DECCOR, detém larga experiência administrativa, tendo gerido com sucesso a Delegacia Regional de Anápolis, onde se notabilizou pela capacidade de gestão de pessoas, tem excelente currículo profissional e reputação ilibada, e certamente contribuirá muito para o pretendido fortalecimento da DECCOR.

Divisão de Comunicação e Cerimonial / PCGO

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

CRISVANEY on
Link para o SIte