Jornal Cometa

PM agride paciente em hospital público do DF; veja vídeo

PM agride paciente em hospital público do DF; veja vídeo

09 julho
08:33 2018

Corporação informou que afastou militar das atividades enquanto apura caso. Agressão ocorreu no Instituto Hospital de Base.

Por G1 DF e TV Globo

Paciente é agredido por PM em hospital público do DF

Paciente é agredido por PM em hospital público do DF

Um policial militar do Distrito Federal foi flagrado agredindo um paciente no Instituto Hospital de Base na madrugada do último sábado (7). Após o caso, a vítima, o mototaxista Aldnei José Ferreira da Silva, registrou ocorrência na Corregedoria da corporação.

A agressão foi filmada, e a Polícia Militar informou que instaurou um inquérito para apurar a conduta do militar envolvido no caso (veja vídeo acima). O PM, que não teve o nome divulgado, foi afastado das atividades até o fim da investigação.

Nas imagens, bombeiros conversam com o paciente, que aparece com um dos braços imobilizado. Em seguida, um PM que estava de plantão na unidade de saúde dá um tapa no rosto de Aldnei José.

“Os bombeiros disseram que eu estava exaltado. O policial, então, perguntou porque eu estava assim. Eu disse que só queria ser atendido e que não estava exaltado. Ele pediu para eu calar a boca e, depois, me agrediu”, contou o mototaxista à TV Globo.

Em nota, a direção do Instituto Hospital de Base afirmou que o paciente estava “alterado e precisava ser contido”. Por esse motivo, segundo a instituição, “foi necessário o uso da força”.

Fachada do Instituto Hospital de Base de Brasília (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília) Fachada do Instituto Hospital de Base de Brasília (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Fachada do Instituto Hospital de Base de Brasília (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Confusão

Em entrevista à TV Globo, Aldnei José disse que começou a sentir dores fortes na região da clavícula após se envolver em um acidente com uma motocicleta. Ele teria ligado para o Corpo de Bombeiros, mas foi informado de que não havia carro disponível para o socorro.

Paciente é agrido por policial militar dentro do Instituto Hospital de Base

Paciente é agrido por policial militar dentro do Instituto Hospital de Base

O mototaxista decidiu ir caminhando até um quartel dos bombeiros para pedir ajuda. Durante o trajeto até o centro de saúde, o motorista da corporação teria parado para dar carona a um PM.

“Nesse momento, eu falei: ‘Vai parar para dar carona? Estou machucado’. O rapaz disse que não tinha importância, que ele sabia o que estava fazendo.”

O policial militar, que pegou carona, desceu na Rodoviária do Plano Piloto. De acordo com o relato de Aldnei José, assim que ele chegou à unidade de saúde, o PM de plantão soube do ocorrido e foi tirar satisfação.

“Eu me senti um nada ali. Uma humilhação total.”

Até esta segunda-feira (9), Aldnei José continuava com o braço enfaixado, e o médico confirmou que ele apresenta uma fratura na clavícula. O tratamento deve começar nesta semana.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF

About Author

jornalcometa

jornalcometa

Related Articles

App Jornal Cometa