Partido Comunista confirma Xi Jinping como líder chinês por mais cinco anos

Na terça (24), Xi foi elevado ao status de mais poderoso líder chinês em décadas, após o partido inserir seu nome e seu ideário na constituição. Ele agora figura ao lado de Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping.

Por G1

O presidente chinês, Xi Jinping, durante cerimônia no Grande Salão do Povo de Pequim  (Foto: Ng Han Guan / AP Photo) O presidente chinês, Xi Jinping, durante cerimônia no Grande Salão do Povo de Pequim  (Foto: Ng Han Guan / AP Photo)

O presidente chinês, Xi Jinping, durante cerimônia no Grande Salão do Povo de Pequim (Foto: Ng Han Guan / AP Photo)

O que o mundo inteiro esperava, foi confirmado nesta quarta-feira (25): Xi Jinping foi confirmado como presidente da China pelos próximos cinco anos. Ele também é o secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCCh) e o líder da Comissão Militar Central, ou seja, o chefe das Forças Armadas.

O presidente da China também apresentou nesta quarta os cinco novos membros do Comitê Permanente do Politburo, órgão que constitui a cúpula da liderança do partido e do país.

Além de Xi e do primeiro-ministro Li Keqiang, que seguem no órgão, os novos integrantes são Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng, segundo os apresentou o presidente à imprensa em uma cerimônia no Grande Palácio do Povo de Pequim.

Os outros cinco membros se aposentaram por motivos de idade, entre eles Wang Qishan, chefe da poderosa Comissão Central de Supervisão Disciplinar, que liderou a ampla campanha anticorrupção no país.

O Comitê Permanente do Politburo da China, o principal órgão de decisão da nação, tem na liderança, além de Xi Jinping e do primeiro-ministro Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng (Foto: Wang Zhao / AFP Photo) O Comitê Permanente do Politburo da China, o principal órgão de decisão da nação, tem na liderança, além de Xi Jinping e do primeiro-ministro Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng (Foto: Wang Zhao / AFP Photo)

O Comitê Permanente do Politburo da China, o principal órgão de decisão da nação, tem na liderança, além de Xi Jinping e do primeiro-ministro Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng (Foto: Wang Zhao / AFP Photo)

Líder poderoso

Na terça (24), Xi foi elevado ao status de mais poderoso líder chinês em décadas, após o partido inserir seu nome e seu ideário na constituição. Xi agora figura ao lado de Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping no principal documento do partido.

Xi Jinping é o primeiro dirigente chinês desde Mao, que governou a China de 1949 até sua morte em 1976, a ver seu nome incluído nos estatutos quando ainda está no cargo.

Fundador da República Popular da China, Mao foi um dos criadores do Partido Comunista Chinês, em 1921, e chegou ao poder após derrotar as tropas nacionalistas. Em 1966, ele comandou a Revolução Cultural da China.

 (Foto: Editoria de Arte/G1)  (Foto: Editoria de Arte/G1)

(Foto: Editoria de Arte/G1)