Jornal Cometa

Operação interdita açougues e apreende quase 11 toneladas de carne imprópria para consumo em Goiânia

Operação interdita açougues e apreende quase 11 toneladas de carne imprópria para consumo em Goiânia

13 março
08:21 2018

Dono de um supermercado foi preso devido à situação crítica do comércio. Ação fiscalizou 149 estabelecimentos que comercializam o produto.

Por Sílvio Túlio, G1 GO

Operação interdita açougues e apreende quase 11 toneladas de carne imprópria para consumo

Operação interdita açougues e apreende quase 11 toneladas de carne imprópria para consumo

Uma operação realizada em conjunto por vários órgãos apreendeu 10,8 toneladas de carne imprópria para consumo, em Goiânia, segundo informou nesta segunda-feira (12) o Ministério Público Estadual (MP-GO). A ação fiscalizou 149 estabelecimentos que comercializam o produto, dos quais, três açougues foram interditados. Um empresário também foi preso em flagrante.

“Nas fiscalizações, encontramos carnes impróprias, fora do prazo de validade, refrigeradas e sem origem de procedência garantida. O intuito é garantir o consumo seguro de carne”, explica o promotor de justiça Rômulo Corrêa de Paula.

Carne é apreendida durante operação em Goiânia, Goiás (Foto: MP-GO/ Divulgação) Carne é apreendida durante operação em Goiânia, Goiás (Foto: MP-GO/ Divulgação)

Carne é apreendida durante operação em Goiânia, Goiás (Foto: MP-GO/ Divulgação)

Batizada de “Goiás contra a carne clandestina”, a operação ocorreu entre os últimos dias 5 e 9 de março. Ao todo, foram aplicadas multas no valor de R$ 14 mil. A ação reuniu MP-GO, polícias Civil, Militar e Técnico-científica, Guarda Civil Metropolitana, Vigilância Sanitária de Goiânia, Agrodefesa e Procons estadual e municipal.

Segundo o promotor de justiça, dos 149 comércios fiscalizados, foram encontrados problemas em 99 deles. Todos os estabelecimentos irregulares foram notificados pelo Procon.

Prisão

O dono de um supermercado no Setor Parque Industrial João Braz foi preso em flagrante durante a operação. Segundo a Polícia Civil, a situação era bastante crítica.

“Havia uma grande quantidade de carne imprópria e nenhuma condição sanitária para armazenamento, não só de carne, mas também de outros produtos”, pontua o delegado da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) , Webert Leonardo.

Autuado por crime contra as relações de consumo, ele foi encaminhado à delegacia, mas pagou fiança de R$ 2 mil e responderá em liberdade.

Anhanguera Notícias: Operação apreende mais de 10 toledas de carnes em Goiás

Anhanguera Notícias: Operação apreende mais de 10 toledas de carnes em Goiás

Operação

A operação é realizada desde 2015 em todo o estado. Desde então, já foram apreendidos mais de 62 toneladas de carne imprópria para consumo.

De acordo com o promotor de Justiça, esta foi a fase com maior apreensão. Todo o material apreendido foi descartado no aterro sanitário.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

About Author

jornalcometa

jornalcometa

Related Articles

App Jornal Cometa