MPF denuncia mais de 60, incluindo Sérgio Cabral, na Operação Câmbio Desligo – Jornal Cometa

Jornal Cometa

MPF denuncia mais de 60, incluindo Sérgio Cabral, na Operação Câmbio Desligo

MPF denuncia mais de 60, incluindo Sérgio Cabral, na Operação Câmbio Desligo

07 junho
13:43 2018

Grupo promoveu organização criminosa e evasão de divisas com lavagem de dinheiro, segundo os procuradores. Esquema começou na década de 90.

Por TV Globo e G1 Rio

O Ministério Público Federal denunciou 62 pessoas na Operação Câmbio Desligo, desdobramento da Lava Jato n oRio. O grupo é acusado de formar uma organização criminosa, desde a década de 90, que promoveu evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

O ex-governador Sérgio Cabral e o doleiro Dario Masser, apontado como o “doleiro dos doleiros”, estão entre os denunciados.No mês passado, a Operação Câmbio Desligo prendeu 30 pessoas em quatro estados. Os alvos eram doleiros suspeitos de movimentarem R$ 1,6 bilhão em 52 países.

Os suspeitos integravam um sistema chamado Bank Drop, no qual doleiros remetem recursos ao exterior através de uma ação conhecida como “dólar-cabo”.

Trata-se de um câmbio que envolve depósitos em contas em diferentes países, mas o dinheiro não é rastreável pelo Banco Central: doleiros recebem no Brasil e compensam em contas no exterior. Por não haver remessa, muito menos registro, o montante escapa das autoridades e dos impostos.

Os procuradores sustentam que a rede de doleiros operava lavando dinheiro para diversas organizações criminosas, inclusive a que o ex-governador foi condenado por liderar. Ele nega.

O “vultuoso” volume de recursos desviados, nas palavras dos investigadores, envolveu dezenas de doleiros espalhados pelos principais centros comerciais do país. A operação só foi possível porque dois deles, Vinicius Clarer (Juca), e Cláudio Fernando Barboza, o Tony, fizeram delações premiadas.

Sérgio Cabral já foi denunciado 23 vezes pela Lava Jato. Nas outras 22, ele já se tornou réu — sendo que em cinco delas a Justiça já o condenou em primeira instância. Em nenhuma foi absolvido até agora, restando ainda 17 julgamentos.

Infográfico mostra o esquema ilegal de compra e venda de dólares deflagrado na operação 'Câmbio, Desligo' (Foto: Infográfico: Juliane Monteiro/G1)  Infográfico mostra o esquema ilegal de compra e venda de dólares deflagrado na operação ‘Câmbio, Desligo’ (Foto: Infográfico: Juliane Monteiro/G1)


About Author

jornalcometa

jornalcometa

Related Articles

App Jornal Cometa