Ibaneis anuncia Valdetário Monteiro para chefiar a Casa Civil do DF

Advogado substitui Eumar Novacki. Monteiro é conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.

Por G1 DF e TV Globo

12/06/2019 18h57 Atualizado há uma hora

Valdetário Monteiro, novo chefe da Casa Civil do DF — Foto: Pedro França/Agência Senado

Valdetário Monteiro, novo chefe da Casa Civil do DF — Foto: Pedro França/Agência Senado

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quarta-feira (12), o nome de Valdetário Monteiro para a chefia da Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF). Ele substitui Eumar Novacki, que deixou o cargo há cerca de um mês.

Valdetário Monteiro é advogado e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ibaneis do descreveu como “uma pessoa leal, competente, com trânsito no Judiciário e no Ministério Público”. A posse do novo membro do primeiro escalão do GDF está marcada para 26 de junho.

Eumar Novacki deixou a Casa Civil por conta de um embate com o governador após a divulgação de áudios que levaram à queda do ex-diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF (Detran), Fabrício Moura.

As gravações mostravam Moura pressionando um gestor do órgão a mudar um parecer sobre licitação de R$ 120 milhões para troca de semáforos no DF. Novacki queria uma investigação rápida sobre o caso. Já Ibaneis defendia a permanência de Fabrício Moura no cargo. Após a divulgação dos áudios, o ex-diretor-geral do Detran pediu demissão.

A relação entre Novacki e Ibaneis também ficou estremecida depois que o governador retirou da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do DF. Na prática, a medida “esvaziou” o órgão.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.