Ibaneis anuncia prêmio para administradores que taparem buracos em regiões do DF

Por Marília Marques, G1 DF

Buraco na rua 10 de Vicente Pires; em imagem de arquivo — Foto: Vianey Bentes/TV Globo

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou uma premiação para administradores regionais que zerarem a quantidade de buracos abertos nas ruas do Distrito Federal. Até esta segunda-feira (4), o chefe do Executivo não havia divulgado detalhes sobre o tipo ou valor do prêmio.

O “desafio” para os administradores foi lançado, na última sexta-feira (29), durante uma cerimônia no Palácio do Buriti. A execução de obras está prevista nas competências de gestão das Administrações Regionais (RA’s).

Na ocasião, Ibaneis falou sobre a operação Buraco Zero, que quer cumprir o objetivo nas 33 regiões do DF. “O administrador que apresentar o fim dos buracos na sua cidade vai ser premiado pelo governo”, disse.

Além do tipo da premiação não estar definido, o governo também não estipulou um prazo para acabar totalmente com os buracos nas pistas. Segundo o GDF, a medida está em “fase de estudo” e, antes de ser implementada, cada região fará uma avaliação das próprias condições e, só depois, um prazo será dado.

Patos de madeira foram colocados por moradores em buraco na quadra 2 do Gama; imagem de julho de 2019 — Foto: Margarida Ferreira/Arquivo pessoal

‘Toneladas de asfalto’

Como exemplo positivo do cumprimento das competências previstas para os gestores das RA’s, o governo citou o caso do Riacho Fundo II. De acordo como Executivo, a administração local cobriu “quase que 100% dos buracos da localidade”.

“Apenas essa administração regional gasta por mês, em média, 20 toneladas de massa asfáltica. […] As demandas na ouvidoria da administração nesse sentido já foram zeradas”. Agora, o governo afirma que equipes monitoram a região para verificar se ainda há pendência sobre buracos.

Já a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informa que descentralizou as máquinas para que as administrações tenham mais agilidade nos serviços. O órgão diz ainda que produz uma média de 200 toneladas de massa asfáltica por dia, que são distribuídas para os serviços.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter