Grupo japonês constrói usina de energia solar no Distrito Federal – Jornal Cometa

Jornal Cometa

Grupo japonês constrói usina de energia solar no Distrito Federal

Grupo japonês constrói usina de energia solar no Distrito Federal

27 fevereiro
08:05 2019

Por G1 DF — Brasília

Evento de lançamento da Fazsol, usina de geração de energia solar, no Paranoá/DF — Foto: Divulgação Shizen Energy

Evento de lançamento da Fazsol, usina de geração de energia solar, no Paranoá/DF — Foto: Divulgação Shizen Energy

A startup japonesa de energias renováveis Shizen Energy anunciou nesta terça-feira (26) a construção de uma usina de energia solar no Distrito Federal. O empreendimento será o primeiro do grupo no Brasil e terá como endereço o núcleo rural Capão Seco, na região do Paranoá.

A previsão é de que a usine comece a operar a partir de 20 de maio. Ela deverá produzir inicialmente 1,04 megawatt por mês – o suficiente para abastecer cerca de 350 casas.

A meta, segundo a startup, é alcançar uma produção de 20 megawatts por mês após um ano da implementação do modelo. Isso equivale aos gasto de cerca de 7 mil imóveis.

A iniciativa nasceu de uma parceria com o grupo brasiliense de construção Espaço Y. O projeto se chama Fazsol Energias Renováveis.

Como vai funcionar

Os clientes interessados – apenas empresas de médio e grande porte – não precisarão instalar placas fotovoltaicas no telhado. Elas alugarão o sistema, que ficará responsável por “todo o investimento relacionado ao projeto, desenvolvimento, implementação, manutenção e operação da planta solar”.

Com isso, a usina não terá nenhum contrato com a Companhia Energética de Brasília (CEB).

O investimento é de R$ 5 milhões por megawatt instalado. De acordo com o grupo, dois estabelecimentos comerciais do DF já contrataram o serviço e deverão economizar até 20% nos custos de energia. Outras 20 empresas estariam negociando adesão ao novo sistema.

Além do Japão, a Shizen atua nos EUA, na Indonésia, Tailândia, nas Filipinas e no Vietnã. Aqui, o modelo de negócios será diferente. O Distrito Federal está em 16º lugar no ranking estadual de geração de energia solar.

Veja mais notícias sobre a região no G1 DF.

About Author

jornalcometa

jornalcometa

Related Articles

App Jornal Cometa