Governo de Goiás volta a enviar bombeiros com cães para ajudar em buscas em Brumadinho

Por Vanessa Chaves*, G1 GO

Equipe do Corpo de Bombeiros de Goiás, em Brumadinho, Minas Gerais — Foto: Assessoria CBMGO/Divulgação

Equipe do Corpo de Bombeiros de Goiás, em Brumadinho, Minas Gerais — Foto: Assessoria CBMGO/Divulgação

O governo de Goiás enviou novamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para ajudar no resgate de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Dois homens e dois cães deixaram o estado no sábado (30) e voltarão em 11 de abril. Na mesma data, outros dois bombeiros e dois cachorros irão para a cidade mineira, voltando em 25 de abril.

No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando centenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento.

Depois de arrasar a área da Vale, a lama da mineradora atingiu comunidades de Brumadinho, destruindo casas, uma pousada e propriedades rurais.

De acordo com os últimos dados passados pela Polícia Civil, já são 217 mortos identificados pelo Instituto Médico Legal (IML). A Defesa Civil de Minas Gerais afirma que outras 87 pessoas continuam desaparecidas.

O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás Thiago Wening conta que uma equipe de seis bombeiros foi acionada um dia após o desastre. Voltar novamente é motivo de orgulho para os profissionais, afirma.

“É muito bom poder contribuir, e melhor ainda poder voltar depois do primeiro acionamento para ajudar nas buscas e de alguma forma contribuir para a diminuição na dor dessas famílias”, conta o tenente.

O trabalho será realizado com binômios: cada bombeiro acompanha um cão farejador, que vai atuar na busca por corpos que ainda não foram encontrados.

Cães farejadores do Corpo de Bombeiros de Goiás, em Brumadinho, Minas Gerais — Foto: Assessoria CBMGO/Divulgação

Cães farejadores do Corpo de Bombeiros de Goiás, em Brumadinho, Minas Gerais — Foto: Assessoria CBMGO/Divulgação

Vanessa Chaves é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Elisângela Nascimento.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter