Goiânia está entre as 5 cidades com mais condomínios horizontais no Brasil, diz pesquisa

Pesquisa apontou que 82% dos goianienses têm preferência por morar em casa e que 70% dos condomínios horizontais de Goiás ficam na capital.

Condomínio horizontal Aldeia do Vale, em Goiânia, Goiás — Foto: Comunicação Sem Fronteiras/Divulgação

Condomínio horizontal Aldeia do Vale, em Goiânia, Goiás — Foto: Comunicação Sem Fronteiras/Divulgação

Uma pesquisa realizada pela Brain para a Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO) em 2018 apontou que 82% dos goianienses têm preferência por morar em casa. Já na região metropolitana, o percentual aumenta e chega a uma média de 99,5% de participação de domicílios compostos por casas.

O desejo dos goianienses por casas horizontais impulsionou construtoras a investirem nesse perfil de moradia. Segundo Associação de Desenvolvedores Urbanos (ADU), Goiânia é uma das cinco cidades brasileiras — e a primeira no Centro-Oeste — com o maior número de empreendimentos de condomínios horizontais.

Segundo a pesquisa, de 362 condomínios horizontais que existem em Goiás, 255, ou seja, mais de 70%, estão na Grande Goiânia. O estudo aponta ainda que a demanda por residenciais horizontais se deve à cultura do goiano em valorizar o contato com a terra, mas que, por causa da insegurança das cidades, havia migrado para os edifícios.

“Os condomínios horizontais se consolidaram por promover a segurança e o lazer de se morar em uma casa”, conta Paulo Toledo, CEO da Cia Inteligência Imobiliária.

Plateau d’Or

O projeto valoriza grandes espaços públicos dentro e fora do condomínio, que integram os moradores com lazer e atividades ao ar livre, chamados ‘walkability’ e ‘placemaking’.

Diante da preferência do público goianiense pelas moradias horizontais, o Grupo Toctao lançou um projeto de design urbano chamado Plateau d’Or, condomínio horizontal com um conceito urbanístico moderno adotado em países, como Reino Unido, Estados Unidos, Portugal, em Abu Dhabi nos Emirados Árabes e em Cingapura.

Projeto do Plateau d'Or em Goiânia, Goiás — Foto: Comunicação Sem Fronteiras/Divulgação

Projeto do Plateau d’Or em Goiânia, Goiás — Foto: Comunicação Sem Fronteiras/Divulgação

O Plateau d’Or está localizado na saída da GO-020, na região sudeste de Goiânia, próximo ao Shopping Flamboyant. Ele tem uma área de 1,6 milhões de m², com o total de 659 lotes, de medidas de 525 m² a 1.400 m².

Os lotes são distribuídos em duas áreas residenciais, com duas grandes reservas naturais, além de uma centralidade na área externa, aberta ao público. O investimento do empreendimento gira em torno de R$ 100 milhões.

*Vanessa Chaves é integrante do programa de estágio entre a TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob

*Vanessa Chaves é integrante do programa de estágio entre a TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Elisângela Nascimento.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Diante da preferência do público goianiense pelas moradias horizontais,

Por Vanessa Chaves*, G1 GO

17/05/2019 05h30 Atualizado há 15 minutos