Jornal Cometa

Começa o cadastro para o Passe Livre Estudantil na Grande Goiânia; veja como solicitar

Começa o cadastro para o Passe Livre Estudantil na Grande Goiânia; veja como solicitar

17 julho
09:21 2017

Solicitação pode ser feita pelo site da Segov até o dia 11 de agosto. Quem já tem o benefício deve fazer a troca de cartões entre 7 e 31 de agosto.

Por Murillo Velasco, G1 GO

Estudantes terão de migrar do Passe Escolar para o Passe Livre Estudantil, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) Estudantes terão de migrar do Passe Escolar para o Passe Livre Estudantil, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Estudantes terão de migrar do Passe Escolar para o Passe Livre Estudantil, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O cadastro para novos usuários do Programa Passe Livre Estudantil de Goiânia começou nesta na segunda-feira (17). Para se inscrever, o estudante deve acessar o site da Secretaria de Governo (Segov) e informar o CPF, anexar a carteira de identidade, comprovantes de endereço e matrícula, uma foto 3 x 4, além de escolher em qual unidade do Vapt Vupt o cartão será retirado.

As regras para o programa não tiveram alterações. Cada estudante receberá 48 passagens por mês e pode utilizar, deste total, até quatro por dia. O prazo para novos beneficiários se cadastrarem no programa termina no próximo dia 11 de agosto. Tem direito ao benefício todos os estudantes regularmente matriculados em alguma instituição de ensino básico ou superior.

“Se em algum caso específico ele precisar mesmo de mais de um ônibus para ir e mais de um ônibus para voltar, ele precisa procurar a Segov para abrir um processo e a aí a gente vai fazer uma análise”, explicou o secretário de Governo, Tayrone Di Martino.

Estudantes que já são usuários do Passe Livre Estudantil precisam fazer a trocar o cartão. Para isso, os alunos devem se informar, por meio do site da Segov, no período de 7 a 31 de agosto, para saber em qual unidade do Vapt Vupt o cartão estará disponível para a troca. A gratuidade ao serviço começa a valer no dia 1º de setembro.

O governo vai depositar o crédito no cartão do Passe Livre Estudantil até o 10º dia útil de cada mês. As informações sobre quem tem direito ao benefício estão no site da Superintendência de Juventude da Secretaria de Governo.

Fique de olho nos prazos:

  1. Novos usuários: Cadastro de 17 de julho a 11 de agosto;
  2. Quem já possui o passe livre: Troca de cartões de 7 a 31 de agosto;

Estudantes ganharão 48 passagens por mês (Foto: Vanessa Martins/G1) Estudantes ganharão 48 passagens por mês (Foto: Vanessa Martins/G1)

Estudantes ganharão 48 passagens por mês (Foto: Vanessa Martins/G1)

Custeio

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, no início do mês, uma lei que permite que o governo do estado assuma todos os custos do Passe Livre Estudantil na Grande Goiânia. Com a mudança, o cartão do Passe Escolar foi extinto, e os estudantes precisam migrar para um novo sistema. Em contrapartida, as empresas de transporte fizeram o compromisso de não aumentar o preço da tarifa de transporte este ano.

O Programa Passe Livre Estudantil foi lançado em agosto de 2013, atendendo 8 mil estudantes que recebiam a Bolsa Universitária ou que tivessem renda de até 3 salários mínimos. Em fevereiro de 2014, o número de alunos beneficiários subiu para 50 mil.

O governo pagava metade dos custos e o restante era de responsabilidade das 18 prefeituras que fazem parte da Região Metropolitana da capital. Agora, o estado será o responsável por arcar com 100% do orçamento do passe livre.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Goiás.

About Author

jornalcometa

jornalcometa

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

App Jornal Cometa

Tópicos