Jornal Cometa

Começa campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em Goiás; veja locais

Começa campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em Goiás; veja locais

06 agosto
08:11 2018

Objetivo é imunizar pelo menos 95% das crianças entre 1 anos e 5 anos incompletos. Secretaria de Saúde alerta que cobertura vacinal para as doenças diminuiu nos últimos anos.

Por Vitor Santana, G1 GO

Começa a vacinação contra sarampo e poliomielite em Goiás (Foto: Reprodução/ TV Globo) Começa a vacinação contra sarampo e poliomielite em Goiás (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Começa a vacinação contra sarampo e poliomielite em Goiás (Foto: Reprodução/ TV Globo)

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa nesta segunda-feira (6), em Goiás. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é necessário imunizar as crianças contra as duas doenças, que podem causar a paralisia e a morte, respectivamente. A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças entre 1 ano e 5 anos incompletos.

A campanha segue até o dia 31 de agosto. A expectativa é vacinar mais de 345 mil crianças. A Secretaria de Saúde chama a atenção para o fato da cobertura vacinal das duas doenças ter diminuído nos últimos anos.

Os dados mostram que o índice de imunização contra o sarampo caiu de 108,9% para 68,2% nos últimos dez anos. Já para a poliomielite, no mesmo período, passou de 104,18% para 57,75%.

Segundo a secretaria, o vírus do sarampo voltou a entrar no país por meio de moradores da Venezuela que buscaram refúgio e pelos registros de casos em estados como Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo. A doença é altamente transmissível e tem como sintomas febre alta, erupções na pele, tosse e manchas brancas na mucosa da boca.

Já a poliomielite foi erradicada no Brasil em 1994. Porém, existem casos registrados em outros países, o que aponta a necessidade de realizar a vacinação no Brasil. O vírus é de fácil contaminação e causa paralisia nas pernas.

Em Aparecida de Goiânia, a imunização acontecerá em 32 postos:

Das 8h às 16h30 nas Unidades Básicas de Saúde: Andrade Reis, Jardim Tiradentes I, Jardim Florença, Independência Mansões, Pontal Sul II, Delfiori, Bandeirantes, Jardim Riviera, Campos Elísios, Veiga Jardim, Bairro Independência, Caraíbas, Alto Paraíso, Jardim dos Ipês, Madre Germana, Mansões Paraíso, Buriti Sereno, Parque Trindade, Santa Luzia, Jardim Olímpico, Jardim Bela Vista, Vila São Pedro, Rosa dos Ventos, Nova Olinda, Retiro do Bosque, Cândido de Queiroz, Jardim Paraíso e Garavelo Park.

A vacinação também será realizada de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h30, nos Cais Colina Azul e Nova Era, no Centro de Saúde Papillon Park e no Centro de Atendimento Ambulatorial.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

About Author

jornalcometa

jornalcometa

Related Articles

App Jornal Cometa