Blocos de rua de Brasília arrastam 20 mil foliões na tarde deste sábado

‘Galinho de Brasília’ atraiu 10 mil pessoas ao desfile; outras 10 mil se dividiram entre o ‘Tuthankasmona’ e o ‘Essa Boquinha já Beijei’. Homem foi detido por desacato e encaminhado à delegacia.

Por G1 DF

Com materiais reciclados, o bloco sustentável Patubatê também agitou o carnaval brasiliense  (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília) Com materiais reciclados, o bloco sustentável Patubatê também agitou o carnaval brasiliense  (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Com materiais reciclados, o bloco sustentável Patubatê também agitou o carnaval brasiliense (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Balanço parcial da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apontou que 20 mil foliões se concentraram nos três principais blocos do Plano Piloto até as 18h deste sábado (10). A maior movimentação foi no “Galinho de Brasília”, que atraiu 10 mil pessoas ao desfile.

Outros 10 mil foliões se dividiram entre o “Tuthankasmona”, próximo à Torre de TV, e “Essa Boquinha já Beijei”, que se reuniu nos arredores da Funarte. A PM informou ainda que um homem foi detido por desacato no “Galinho”, por volta das 17h30, e levado à 5ª Delegacia de Polícia, na área central de Brasília.

O Departamento de Trânsito do DF está atuando em 10 blocos carnavalescos. A concentração da maioria começou às 16h. Nas últimas 24 horas, o órgão removeu 90 veículos, autuou 42 condutores por alcoolemia e outros dois foram conduzidos à delegacia por estarem dirigindo com a carteira suspensa.

Garis homenageados

Cerca de 20 homens e mulheres vestidos com os uniformes laranja participaram do time de percussionistas do Bloco Sustentável do Patubatê, que desfilou no Setor Comercial Sul às 14h deste sábado.

No cortejo, os carros de mão usados para coleta de lixo nas ruas – chamados lutocares – e a vassouras viraram instrumento musical. Durante o bloco, educadores ambientais do SLU entregaram sacos verdes aos foliões e ambulantes para descartarem corretamente os resíduos gerados no evento.

Criançada

No Parque da Cidade, mesmo sob chuva, as crianças marcaram presença na festa do Carnapati. A garotada aproveitou os brinquedos infláveis, as corridas de carrinhos não motorizados, a pista de dança e a praça de alimentação.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter